quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dilma no “coração de estudante”

Em evento em Universidade, a presidenta foi  ovacionada e apresentou os resultados do investimento em educação

Por Sara Puerta




Em evento especial em comemoração ao Dia Nacional do Estudante, a presidenta Dilma Rousseff e candidata a reeleição, esteve na UniNove , no Campus Memorial, na Barra Funda, falando com estudantes e apresentando resultados e avanços da educação, que foi definido como o principal pilar para  o caminho de desenvolvimento do país.

Na plateia: cerca de 500 jovens e estudantes, sendo a maioria da UJS, vindos de diversos estados, mais lideranças políticas e jornalistas. O artista Rappinh Hood foi o mestre de cerimônias.

Ovacionada por gritos de “ole, ole, ole ola, Dilma, Dilma”   e  “ Renova, Renova a esperança – a Dilma é guerrilheira e da luta ela não se cansa”, o evento foi bastante animado e emocionante para a presidenta e pra estudantes presentes que  foram beneficiados pelos programas do governo para educação – PRONATEC, ProUNi e Ciência sem Fronteiras, e relataram sua experiência.

Durante as palavras de ordem da UJS, Dilma brincou com a plateia: “Eu e o Aldo (Rabelo, ministro dos esportes) éramos assim como vocês”, disse.



O presidente da UJS Nacional, Renan Alencar, entregou uma arte criada com imagem da presidenta em depoimento durante o governo militar  e o slogan de apoio da UJS  à reeleição da presidenta:  “#Renovar a esperança”.





Alencar disse ainda que o  dia de ontem era perfeito para se refletir no futuro e que a presidenta está protagonizando um fato histórico, em comparecer a um evento com estudantes, no seu dia comemorativo, além de reafirmar a grande mudança no perfil do ensino superior no país “Dilma é amiga da juventude e do estudante, e com essas mudanças na educação, pela primeira vez o número de analfabetos no país é inferior ao número de eleitores. E é com isso que dizemos com orgulho, que o filho do pedreiro vai poder virar doutor”,  afirmou o presidente nacional da entidade.

Também presente o evento Alexandre Padilha, candidato ao governo de São Paulo pelo PT, reafirmou seu plano para educação, de cotas e mais investimentos para as FATEC´s e PRONATEC.  “Não há hipótese alguma em cobrar mensalidades na USP, como é sugerido por outros candidatos, vamos buscar melhorar as qualidades nas universidades públicas”, disse Padilha.

Dilma também relembrou as recentes conquistas ara educação como os Royalties do Petróleo para a educação (2013) e os 10% do PIB para a educação com a aprovação do PNE  ( Plano Nacional da Educação).


Investimento na educação

Durante a coletiva de imprensa ontem, a presidenta Dilma demonstrou números e a principais transformações na educação durante o seu mandato e do ex- presidente Lula.

O número de estudantes universitários aumentou em 41% desde 2011.


Os investimentos ao longo da última década em educação pelo governo federal, no geral, saltaram de  R$ 18 bilhões para  R$ 112 bi.

No ensino técnico, foram inaugurados 442 institutos ( ainda faltam 15) e o PRONATEC, voltado para a qualificação profissional soma 7,8 milhões de matrículas. Quanto ao Programa Ciência sem Fronteira, voltado para a tecnologia e inovação em engenharia, medicina, matemática, física, biologia, química e natureza, são 84 mil bolsistas – voltadas para universidades do mundo todo.  Em setembro o número deve chegar a 101 mil.

Todos esses programas acontecem por meio do resultado do Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio).
“Com esses avanços educacionais, você melhora oportunidades e salários das pessoas, cooperando para o fim da desigualdade social. Além disso, o país precisa de investimentos em ciência e tecnologia, para entrar na sociedade do conhecimento, para ter na área da indústria, serviços e médica a capacidade de produzir com processos modernos e gerar produtos inovadores ”,  afirma Dilma



1 comentários:

  1. Excelente texto. Quem esteve lá pôde sentir essa vontade de continuar a avançar. #RenovarAEsperança

    ResponderExcluir